Tutoriais

DYU: como fazer armas em miniatura

Já pensou em você mesmo fazer um mini arco, machado, espada ou escudo de algum personagem que você gosta para montar uma decoração? Ou fazer itens para sua mesa de RPG? Então vem comigo aprender o tutorial armas em miniatura.

Resolvi fazer essas mini armas de presente para meu grupo de RPG e no nosso caso são itens clássicos e medievais como arco, lança, espada, escudo etc…

Material necessário

Os maioria do material que utilizei eu tinha em casa.

EVA (2m ou 3mm), palito de churrasco e de dentes, barbante ou linha mais grossa;

Estilete, lápis ou caneta, cola, cola quente, tesoura, tinta;

Biscuit ou massa de eva para detalhes

Dicas importante: Alguns detalhes será possível fazer na pintura utilizando apenas a tinta ou alguma tinta em relevo.

Primeiramente decidi a medida padrão dos itens e fazer um tanto proporcional. Por exemplo: a espada longa ou o arco longo medem 10 centímetros, a lança optei por 15 cm.

Tanto a peça de eva quanto a massa são ótimas opções para fazer os detalhes das pontas ou até a arma toda. Para ambos os materiais é preciso um pouco de paciência e uma lâmina boa para corte (muito cuidado na hora de manipular). E quando utilizei a massa de eva, após ela seca, passei cola branca para firmar essa massa nas bases.

Mãos a obra e DYU

Espada rapier (rapieira)

Peguei o palito de churrasco, aproveitando a ponta, medi 10cm e cortei o restante. Utilizei a massa de eva para fazer o cabo e o guarda mão da rapieira. Deixei secar e passei uma camada de cola para que o eva não soltasse do palito. No final achei meio grande da minha ideia inicial, então faria com 8cm.

Lança e as flechas

O cabo da lança foi 15cm do palito de churrasco, depois modelei a ponta no formato desejado em massa de eva,

Para as flechas eu utilizei o palito de dente, deixando uma ponta do palito e do outro lado cortei deixando reto – para ficar com um melhor acabamento. Uma outra opção é utilizar a massa de eva para fazer a ponta em destaque.

Escudo

Fiz o desenho no eva 3mm e cortei no formado desejado. Depois com a massa de eva deixei um relevo nas laterais. Também inseri (de massa eva) o suporte atrás do escudo, como se fossem as tiras para prender no braço.

Martelos (um longo e um curto)

Para fazer os cabos eu utilizei o eva 3mm. Para o maior foram 2 tiras de 1cmx 8cm. Peguei estas tiras e coloquei uma com a outra. A sequencia de preparo foi a mesma para ambos os martelos, a diferença é apenas no tamanho (para o menor utilizei 2 tiras 1cmx 6cm). Depois acrescentei a massa de eva ao redor do cabo para deixar redondinho (mas é possível fazer isso apenas com o eva 3mm, ir cortando as laterais até deixar redondinho.

Ambas as cabeças dos martelos foram moldadas na massa de eva. O martelo de duas mãos é um malho com detalhes de “espinhos” (maça estrela) onde para estes espinhos eu utilizei a ponta dos palitos de dente (devo ter utilizado uns 7 palitos). O modelo do menor é um martelo de guerra, pesquisei um pouco com a dona do personagem e chegamos a este modelo final.

Arco longo (finalmente)

Deixei ele por último pois não estava encontrando uma madeira um pouco flexível ou um material para curvá-lo.

Primeiro pensei em utilizar o eva, mas ficaria muito flexível e o palito de churrasco não tinha flexibilidade. Então optei pelo material de metal mesmo, dois pedaços de 12cm de arame, trançando eles para deixar mais firme. Peguei a massa de modelar e fiz as pontas do arco para prender a linha.

Confira as armas em miniatura finalizadas

Por fim realizei a pintura das peças, pois em nosso arco de histórias o metal das nossas armas são do mesmo material (que encontramos na aventura e forjamos estes itens). Isso requer calma e paciência (e tremer o menos possível).

Eu me diverti fazendo este tutorial armas em miniaturas e espero que o pessoal goste!

arco e lança em miniatura
cajado e espada em miniatura
martelos e escudo em miniatura

Você pode conferir mais tutoriais aqui.

Bia

Viciada em filmes, animes e adoradora da cultura japonesa. Busco conhecer pessoas e compartilhar experiências.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *