Materiais

Ideias de materiais para confeccionar cosplay

Para ajudar e guiar as pessoas que se deparam com a pergunta: “O que eu posso usar pra fazer isso?” criei um post com os materiais que conhecemos. 

Há bastante materiais de base para ajudá-los, então segue a lista!

Canos PVC, Cabos de Vassoura, ou Suportes de cortina
Podem ser usados como base para cabos de lança, cano de rifles, cajados, báculos, tridentes, entre outras armas. 

Cabides
Sabe aquela varinha mágica ou flauta pequena de sopro? Aqueles cabides fajutos de madeira tem um cabo fino que pode ser retirado e utilizado de base para produção da sua varinha. 

EVA
EVA é vendido desde a versão finíssima em papelarias, assim como em diferentes espessuras. Muito utilizado para fazer acessórios e principalmente armaduras por ser mais fácil de moldar, ainda assim gerando dúvidas. Ele também possui diferentes texturas no fundo, que podem ser usadas para efeitos diferentes.

Papelão
Barato e fácil de trabalhar, ajuda a fazer bases para espadas, lanças, facas, entre outros. Pode ser sobreposto e colocado facilmente e mantém o custo baixo. 

Revistas, jornais, folhas usadas
A papietagem não tem limites, com pedaços de papel, cola e um pouco de água você pode cobrir as bases e deixá-las mais resistente. Diferentes papéis podem dar outros efeitos, exemplo: papel higiênico ou toalha deixa enrugado e com acabamento dá efeito de pedra. Também é uma boa antes de fazer roupas, armaduras, mascaras, entre outros, fazer moldes de papel, ver se o tamanho e formato estão bons, etc.

Massas
Massa Corrida: Encontrada em lojas de material de construção pode ser aplicada sobre a base e depois nivelada com lixa, dando um acabamento mais uniforme. Porém, excesso de umidade danifica-a e racha/quebra com certa fragilidade.

Massa acrílica*: muito parecida com a massa corrida, porém como é utilizado no exterior das casas, é bem mais resistente (o que dá trabalho na hora de lixar), não rachando ou quebrando com facilidade.
Massa plástica: usada para lataria de carros, é muito dura e difícil de lixar, porém o acabamento é mais bonito. Precisa de catalizador.
Preenchimento de madeira: Massa para preencher falhas na madeira, pode ser comprada ou feita utilizando serragem fina e cola de madeira, proporção de acordo com a necessidade.
*Necessita que impermeabilize-se a peça antes de pintar.

Isopor
De fácil acesso e muitas espessuras o isopor é barato e pode ser usado como base para muitas armas, mas é preciso cuidado e mão firme para não derreter demais quando o corta. Depois de feita a base se cobre com massa ou papietagem para deixar mais regular. Além disso é fácil achar bolas de isopor, para alguns efeitos em manguais, maças, cetros, etc.

Tintas
Acrílica – essa tem cores mais vivas e brilhantes, podem ser achadas também em tons metálicos. Também pode ser achadas em tubos que dão um efeito de linha em relevo, para se fazer detalhes.
Tinta de madeira – tinta de madeira e tinta esmalte, são mais fáceis de se achar em tons metálicos e vem em latas maiores se você pretende usar muito.
Spray – Alguns preferem o spray por não deixar tão irregular quando as pinceladas, é possível encontrar em lojas de material de construção em tons comuns ou metálicos. Esmalte – pode ser usado para dar efeitos brilhantes e luminosos, mas não é das pinturas mais resistentes, melhor usada para pequenos adereços do que para grandes objetos.
Tinta de Tecido – apesar do nome próprio também pode ser usada sobre papietagem, EVA e outros materiais. Fácil de ser encontrada em várias cores, incluindo tons metálicos.

Contas e Miçangas
Alguns personagens usam joias, além do tutorial de fazer pedras preciosas que vale a pena visitar, é possível fazer colares e pulseiras com miçangas e contas, que podem ser encontradas em lojas de aviamento, artesanato entre outras. Dos mais diversos tipos e cores, além de tipos de sementes.

Colas
Quem já se sentiu frustrado porque algo não ficava no lugar vai concordar, tem coisas que precisam de colas especificas:
Cola Tenaz (Tenaz, não branca!): cola madeira (mas ainda assim use pregos), papel, papelão, etc. 
Cola Branca: para papietagem em geral. À base de água, é a mais segura e inofensiva das colas. Cola materiais porosos que absorvam água como papel, madeira, couro, tecido, etc. Possui flexibilidade e transparência quando seca, mas não é resistente à água.
Cola Marceneiro: Líquido de coloração amarelada semelhante à cola branca. Difere-se por ser mais resistente ao calor e à água.
Cola Quente: Ajuda a pregar miçangas, sementes, EVA, mas se você não tomar cuidado fica aquelas bolotas de cola quente aparecendo.
Cola EVA e Isopor: é uma cola liquida que vem em tubos retangulares de tinta, até hoje só achei em loja de aviamento mais artesanato, mas vale a pena. Ela cola muito bem, EVA, isopor e papel é claro.
Cola de contato: também conhecida como cola de sapateiro, exige alguns cuidados para usa, mas é muito eficiente. Adesivo à base de borracha que permanece flexível após a secagem. Pode ser usado em papel, couro, tecido, borracha, metal, vidro e alguns plásticos. Sua aplicação é feita em ambas as peças e depois de seca é feita a junção das partes.
Cola plástica: Cola espessa e pegajosa que age no material dissolvendo para unir as partes. É resistente e à prova d’água podendo ser usada para colar lonas e vinil. Possui cheiro forte e não deve ser utilizada em ambiente fechado. 

Adesivo epóxi
Adesivo composto de dois tubos, um com resina epóxi e outro com o catalisador que devem ser bem misturados na hora do uso. É muito forte, durável e resistentes à água. Possui uma textura pegajosa que cola materiais porosos e não-porosos como metal, madeira, vidro, plástico, borracha, etc. 

Verniz (pra postiços): cola para utilizar no rosto para fixar detalhes do personagem como bigode, cicatrizes, etc.

Arame
Para asas leves entre outros objetos com detalhes de pano, uma base de arame pode ajudar a manter a estrutura e forma desejada, mas cuidado! Não coloque peso demais ou o arame irá dobrar sozinho! Isso é recomendado para trabalhos mais delicados, dependendo da grossura do arame.

Goma Laca
Misturada com purpurina, pode ser aplicada para fazer acabamentos dando aparência prateada, dourada, ou demais cor de purpurina utilizada. 

Lembrete
Purpurina é o pó, o que é comumente chamado de purpurina na escola é glitter, ele é mais brilhante e vem em pedrinhas maiores, enquanto a purpurina vem em pozinho. Também é pode-se usar glitter, mas o resultado e efeito são diferentes.

Verniz
O velho conhecido que dá brilho e por vezes escurece a madeira, também pode ser usado para dar brilho em acessórios. Junto com verniz artesanal que também é encontrado em lojas especializadas.
Wood Stain: Verniz usado para escurecer madeira e mudar a aparência dela. Ex: você tem cedro, passa wood stain e ele fica com uma aparência de mogno.

Epóxi
Apresentado em 2 barras (branca e cinza) que misturadas viram uma massa adesiva de boa durabilidade. Pode ser moldada, mas é relativamente pesada. O famoso durepoxi, é um exemplo.
Biscuit

É uma massa que pode ser moldada para fazer detalhes em acessórios, etc, este tipo de massa também é conhecida como porcelana fria, pois não precisa ser cozida em forno e seca em contato com o ar. Mais leve e pode ser encontrada em lojas de artesanato ou feita na versão caseira.

Fimo
É mais resistente do que a epoxi e mais barata, mas precisa ser assada no forno.

Tiaras e Presilhas
Muitos personagens possuem, chifres, orelhas, acessórios de cabelo, entre outros. Uma tiara simples pode ser usada como base para fixar orelhas e chifres, assim como presilhas podem ajudar a fixar laços, e outros acessórios de cabelo tão usados por personagens femininos.

Fitas, elásticos e viés
Além dos acessórios de cabelo e laços, que podem ser feitos com uso de elásticos e fitas, muitas armas possuem tiras de tecido enroladas, que podem ser feitas com tiras de pano ou viés, todos estes encontrados em lojas de aviamentos.
Fita cetim: Cores mais brilhantes e chamativas, diversos tamanhos.
Fita bordada: Mais usada para acessórios de maids, há diversos tipos de fitas bordadas de diversos tamanhos, algumas com formas curvas ou triangulares em uma das pontas.
Guisos
Muito usados por gatinhos e hora ou outra como partes de armas de alguns personagens, podem ser encontrados em algumas lojas de aviamentos e armarinhos em diversos tamanhos.

Lixas
Existem vários tipos de lixas, para madeira, metal, massa, etc. Desde 20, muito grossa, até 2000 ou mais pra acabamentos em lataria de carros.**

**Dica do Cadu: 180 pra isopor e massa acrílica, e depois 320 pra deixar liso, dificilmente uma lixa mais fina que isso vai fazer diferença na massa. Para madeira é sempre bom ter lixas de 10 em 10 ou 20 em 20 ( 40, 60, 80, 100) e ir passando uma de cada vez, da menor pra maior, para um melhor acabamento.

Primer
Substância líquida parecida com tinta, geralmente na cor cinza. Aplicada com compressor, nunca com pincel. É utilizado para dar acabamento extra fino por cima da massa plástica na lataria dos carros, logo antes de pintar. também pode ser utilizado para o mesmo fim na madeira, dando acabamento parecido com metal, ideal para quem quer fazer de madeira algo que originalmente é de metal.

Madeira
Muito utilizada para fazer armas, desde revólveres até espadas. 
Pinus: mais utilizada por cosplayers, é fácil de lixar, barata e relativamente leve. Porém é razoavelmente quebradiça.

Terra-firme: leve para espadas não muito grandes (do tamanho de katanas). Utilizado pelo Htordnil no tuto de espadas de madeira dele. Cedrinho: resistente, lixação fácil. Porém não é das mais leves. Minha preferida (fiz uma masamune com ela sem problemas).
Tatajuba: parecida com cedrinho, porém mais difícil de encontrar.

Dica: Evite madeiras aglomeradas e compensados (maderite, compensado. essas madeiras feitas com varias chapas coladas
Dicas: Procure por madeiras com a resistência da maçaranduba, pergunte em serrarias por madeiras assim, eles vão te mostrar as madeiras certas.

Ímbuia ou muiracatiara rajada: ambas são fáceis de trabalhar e muito resistentes.

Kit de Vitrificação (da Siqplas)
É uma resina muito fácil de trabalhar. Mistura-se com o catalisador e dispõe sobre a superfície. Depois de seca, dá um efeito de vidro, muito legal. Mas atenção nas instruções de uso para não estragar o material. 

Papel
O papel pode ser encontrado em diferentes gramaturas e superfícies, pode ser usado para armas de papekura ou para modelagem e papietagem. Aqui vão alguns tipos:

Canson: um pouco mais grosso e granulado que o sulfite para uma papietagem mais grossa e firme é melhor.Papel paraná: mais grosso e resistente pode ser usado em várias lâminas para fazer acessórios como espadas. No entanto ele é mais granulado e precisa de melhor acabamento para bordas arredondadas e corrigir irregularidades da superfície e área recortada.Holler: é vendido em placas de alguns milímetros de espessura, mais firme que o EVA pode ser usado como base, mas não pode ser arredondado em sua superfície.

– Post relacionado do site Cosplay Brasil


Uma super dica para quando você for fazer seu cosplay é: Monte uma lista com todos os materiais que você irá precisar, separando por peça/parte do cosplay – leia mais aqui.

Bia

Viciada em filmes, animes e adoradora da cultura japonesa. Busco conhecer pessoas e compartilhar experiências.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *