5 dicas para fazer seu cosplay
Separamos 5 dicas para fazer seu cosplay e arrasar no evento!
Escolha personagens “simples”
Uma das dificuldades na hora de montar um cosplay são os detalhes. Alguns cosplays são mais simples como Goku, de Dragon Ball, a Velma ou Salsicha, de Scooby Doo ou até mesmo a Levy de Fairy Tail. Existe também os personagens que contam com armaduras e armas detalhadas e trabalhosas para ser feitas como Cavaleiros do Zodíaco (armaduras) ou Sword Art Online (as armaduras e espadas).
Acredito e defendo que o ideal do primeiro cosplay é escolher um personagem simples, pois você ainda não tem experiência tanto em materiais e a parte de cosmaker como a experiência em eventos.
Se arrisque
O primeiro trabalho dificilmente ficará perfeito na primeira vez, então ao mesmo tempo que o cosplay é simples ainda sim requer foco e paciência para ser bem feito. Com o tempo que vai aprendendo e se dedicando você vai desenvolvendo suas técnicas e aprendendo cada vez mais.
As vezes o medo de arriscar está no encenar, nas poses do personagem para foto. Mas são coisas que você vai adquirir conforme praticar, então comece. A experiência vem com a pratica, com o exercitar.
Não deixe para última hora
Que tal escolher seu personagem e se programar para desenvolver com tempo suficiente e não deixar para última hora? Se o evento é daqui 1 mês, se programe para finalizar seu cosplay com uma semana de folga.
E quanto mais complexo for seu cosplay, mais tempo e dedicação você vai precisar para trabalhar nele.
Por exemplo: Se a roupa do cosplay é uma peça complexa, que tal tentar separar um tempo junto a sua costureira para desenvolver as etapas da peça. Essa ideia serve para todas as peças dos cosplay, pois quando você tem tempo para conseguir montá-los, você economiza dinheiro também, pois tudo que se compra com pressa você provavelmente paga mais caro, e também não vai desembolsar toda a grana de uma vez.
Confira as dicas para não procrastinar aqui.
Colocando mão na massa
Essa é uma dica para você que quer economizar dinheiro: pesquise por tutoriais e guias pela internet para você mesmo fazer as peças do cosplay. Alguns são mais difíceis que outros, mas vale a pena.
Se dedique, possivelmente no começo não é fácil fazer, mesmo seguindo tutoriais, pois ser cosmaker (pessoa que confecciona partes do cosplay) é uma arte mesmo, requer dedicação e persistência.
Tenha paciência
Pode parecer bobeira, mas é preciso ter paciência e persistência para fazer seu cosplay. E quanto mais complexo, proporcionalmente mas paciência precisa também.
E normalmente no seu primeiro cosplay pode ficar bem feito, mas no momento do evento onde você vai interpretar ou fotografar é onde você trata. Então não se cobre tanto na primeira vez, aproveite e adquire experiência.
Por fim tenha em mente que fazer um cosplay é para aproveitar e curtir o evento. Então vá e se divirta. Faça amigos e troque experiências.